Projeto PBH APP

0
170

O terceiro projeto compartilhado no site políticas do bem é o Aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte chamado “pbh app”. Acredito que a tecnologia ainda irá revolucionar como a política é organizada nos dias de hoje. 

Esse app inicia uma inter loculação com os cidadãos de Belo Horizonte, facilitando a solicitação de serviços pelos moradores e mostrando aos usuários como estão as demandas solicitadas. A população participa mais ativamente do dia a dia da prefeitura, pois o próprio cidadão pode solicitar serviços a prefeitura de forma rápida e simples.

Antes de falar um pouco mais sobre esse projeto, importante ressaltar que o nome “Políticas do Bem” não necessariamente significa um projeto feito por políticos ou de iniciativa pública. O termo política utilizado nesse site trata-se de algo que proporciona o bem comum, sendo de origem privada ou pública, no entanto não iremos aceitar publicações que façam campanhas partidárias, mas nada impede que um vereador, prefeito, deputado, senador, governador ou presidente tenha seu projeto publicado aqui, desde que realmente seja visto pela equipe como algo benéfico a população em geral.

Além disso, as publicações serão feitas a partir de bons projetos que nós visualizamos em bairros, cidades, estados ou país, ou que outros cidadãos brasileiros visualizem e desejam compartilhar.

Não é necessário que você seja o autor do projeto. Basta que você saiba de um bom projeto sendo feito próximo a você, tenha uma admiração pelo projeto, e tenha interesse em compartilhar maiores informações sobre ele. Assim outras pessoas vão conhecer o projeto, aprender com a ideia e quem sabe, replicá-la. 

Quem sabe ao falarmos sobre o “PBH APP” da prefeitura de BH nessa plataforma, um prefeito de outra cidade veja a ideia e entre em contato com a prefeitura de Belo Horizonte, ampliando ainda mais o potencial do Aplicativo.

Caso tenha interessa em compartilhar um projeto, clique aqui e responda o questionário.

Abaixo segue maiores informações sobre o “PBH APP”:

Qual o seu nome completo?

Diego Tinoco Rodrigues

Seu e-mail:

contato@politicasdobem.com.br

Diga-nos qual a sua participação no projeto e como está o andamento do projeto?


Sou cidadão admirador do projeto. E o projeto já é uma realidade do bem.

A ideia ou o projeto já possui um nome? Se sim, qual? Se não, qual nome sugere pelo menos temporariamente?


Sim. Trata-se do Aplicativo “PBH APP”, já disponível em Android e ios, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte

Explique o que é a ideia, como e quando surgiu:


Trata-se de um aplicativo para uso mobile em que o usuário registra as solicitações de serviços observadas em sua região que serão encaminhadas automaticamente para os responsáveis pela sua execução. O usuário pode acompanhar as solicitações abertas através do próprio aplicativo pelo sistema de atendimento. Além dessa funcionalidade, o aplicativo tem diversas outras funcionalidades como emissão de 2ª via da guia do IPTU, localização de equipamentos públicos no mapa de Belo Horizonte, avaliação de satisfação ao serviço e observação de notas escolas de alunos da rede municipal.

Qual é o objetivo principal dessa ideia?


Acredito que o objetivo principal dessa ideia é aproximar o cidadão belo-horizontino com a resolução de problemas possíveis pela prefeitura. Os cidadãos são os olhos da prefeitura. Os servidores municipais e os gestores não estão em todos os lugares para observarem os problemas e é responsabilidade do cidadão, ao visualizar um problema, mostrar ao órgão responsável. Trazer essa responsabilidade de comunicação para o cidadão é uma forma de melhorarmos o que está por perto.

Você sabe informar se a ideia será/foi implantada em benefício de qual dessas localidades prioritariamente?

Foi implantado em Belo Horizonte, até porque o desenvolvimento foi feito pela PRODABEL, órgão da prefeitura de BH.

Você sabe dizer que tipo de recursos esse projeto propõe utilizar ou já utilizou:


Público.

Qual o tema da ideia?

Educação e Tecnologia, do meu ponto de vista.

O que você acha essencial para que essa ideia torne-se realidade? Ou caso a ideia já seja uma realidade, o que foi essencial para a implantação?


A ideia já é uma realidade. Anteriormente foi lançado o aplicativo porém tinha alguns erros, o que é algo comum no inicio de qualquer projeto. Com as melhorias adquiridas o projeto hoje é uma ótima realidade para se difundir para todos os cidadãos de Belo Horizonte.

Você sabe quem foram ou serão os beneficiados?


Os cidadãos de Belo Horizonte

Quantas pessoas em média você imagina que podem se beneficiar dessa ideia ou quantas pessoas já foram beneficiadas?


Acredito que o app tem o potencial de beneficiar toda a população de Belo Horizonte, dependendo da quantidade de pessoas usam o app de forma correta e organizada.

Quais os benefícios dessa ideia para essa população?


Os benefícios são vários para a população: a cidade pode ficar mais limpa e organizada, visto que os cidadãos podem solicitar serviços de limpeza. Menos riscos de queda e acidentes ao solicitar serviços de tapa buracos. Prevenção de focos de dengue ao notificar a prefeitura prontamente, melhora da iluminação ao observação luzes que não estão acedendo. São várias solicitações que aos poucos podem melhorar o dia a dia da população.

Quais as maiores dificuldades para implantação desse projeto?


Não fui o desenvolvedor do projeto, mas acredito que a maior dificuldade foi a interação do aplicativo com os setores da prefeitura. O aplicativo tem um sistema de redirecionamento de demandas específicas para o setor responsável. Isso gera agilidade nas solicitações.

Como vencer ou como foram vencidas essas dificuldades?


Muito trabalho e desenvolvimento da equipe responsável, do meu ponto de vista.

Você tem alguma sugestão para diminuir essas dificuldades? Quais?


Manter o desejo e a paciência que ele vem apresentado.

Você tem alguma sugestão para melhorar ainda mais essa ideia? Diga-nos quais, caso tenha.


Sugiro ter um espaço delimitado para cada bairro, e dentro desse espaço fazer formulários de pesquisa para avaliar o que tem para ser melhorado prioritariamente em cada bairro.

Existe um projeto semelhante em outros locais? Se sim, conte-nos onde e como é feito.


Sim. Há diversos outros projetos semelhantes pelo país, porém é pouco difundido para os cidadãos e para as cidades do interior. Tem um app chamado “Fala Cidadão” que é algo semelhante, e pode ser adquirido pelo seu município.

Você tem um arquivo em pdf ou word com informações mais completas sobre a ideia?

Não

Você tem um vídeo explicativo sobre o projeto? Se sim, insira a URL do vídeo abaixo.


Não.

Você tem um site ou página do facebook sobre a ideia e deseja divulgá-la? Se sim, insira abaixo.


Link para baixar App Meu Vereador no Google Play


Link para baixar App Meu Vereador na App Store

Você tem uma logomarca ou uma imagem que represente a ideia?



Imagem Retirada do site da Prefeitura de Belo Horizonte

Houve algum tipo de corrupção ou denúncia feito contra essa ideia? Se sim, explique o que aconteceu:


Não tenho nenhuma notícia.

Para você, em níveis de 1 a 5, sendo 1 uma política do mal, e 5 uma política que faz o bem a população, essa é uma Política do Bem?


5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui