Projeto Meu Vereador

0
112

O segundo projeto publicado nesse portal é o aplicativo “Meu Vereador”, de autoria do atual vereador de Belo Horizonte: Gabriel Azevedo.

Como já dissemos, não temos a intenção de promover esse ou aquele político, mas sim o projeto que foi feito para o bem comum dos cidadãos. E o app “Meu Vereador” já vem fazendo muitas diferenças para centenas de cidadãos belo-horizontes e o potencial é bem maior do que é hoje, visto as funcionalidades do aplicativo e toda a equipe que está por trás disso.

Antes de falar um pouco mais sobre esse projeto, importante ressaltar que o nome “Políticas do Bem” não necessariamente significa um projeto feito por políticos ou de iniciativa pública. O termo política utilizado nesse site trata-se de algo que proporciona o bem comum, sendo de origem privada ou pública, no entanto não iremos aceitar publicações que façam campanhas partidárias, mas nada impede que um vereador, prefeito, deputado, senador, governador ou presidente tenha seu projeto publicado aqui, desde que realmente seja visto pela equipe como algo benéfico a população em geral.

Além disso, as publicações serão feitas a partir de bons projetos que nós visualizamos em bairros, cidades, estados ou país, ou que outros cidadãos brasileiros (sejam políticos ou não, você por exemplo) visualizem e desejam compartilhar.

Não é necessário que você seja o autor do projeto. Basta que você saiba de um bom projeto sendo feito próximo a você, tenha uma admiração pelo projeto, e tenha interesse em compartilhar maiores informações sobre ele. Assim outras pessoas vão conhecer o projeto, aprender com a ideia e quem sabe, replicá-la. 

Quem sabe ao falarmos sobre o App “Meu Vereador” do Vereador Gabriel Azevedo nessa plataforma, um novo político veja a ideia e entre em contato com o Gabriel, ampliando ainda mais o potencial do Aplicativo.

Caso tenha interessa em compartilhar um projeto, clique aqui e responda o questionário.

Abaixo segue maiores informações sobre o app “Meu Vereador”, utilizado pelo Vereador Gabriel Azevedo e por outros políticos que gostaram da ideia e resolveram experimentar a ideia:

Qual o seu nome completo?

Diego Tinoco Rodrigues

Seu e-mail:

contato@politicasdobem.com.br

Diga-nos qual a sua participação no projeto e como está o andamento do projeto?


Sou cidadão admirador do projeto. E o projeto já é uma realidade do bem.

A ideia ou o projeto já possui um nome? Se sim, qual? Se não, qual nome sugere pelo menos temporariamente?


Sim. Trata-se do Aplicativo “Meu Vereador”, já disponível em Android e ios.

Explique o que é a ideia, como e quando surgiu:


Não sei exatamente quando a ideia surgiu nos pensamentos do Gabriel, porém ela começou a ser implantada já em 2017 durante a vigência do seu mandato como vereador. Acredito que Gabriel tenha tido essa ideia a partir do objetivo de estimular a integração das pessoas com a política diariamente. Com o aplicativo, o eleitor do candidato acompanha em tempo real as votações na Câmara e pode opinar sobre cada votação. As pessoas podem tirar fotos de problemas da cidade (buracos nas ruas, falta de iluminação em decorrência de luzes queimadas, lixos expostos nas ruas constantemente, etc) e
a equipe do Gabriel irá atuar junto aos órgãos responsáveis da prefeitura para solucionar o mais breve possível. 

Uma nova funcionalidade do aplicativo que está sendo inserida nas últimas semanas é a possibilidade das pessoas enviarem ideias ou propostas para serem transformadas leis. A equipe irá avaliar a viabilidade de fato do projeto para transformá-la em legislação. Conforme explica Gabriel sobre essa nova funcionalidade será observado o interesse público e será feita uma análise da constitucionalidade, da regimentalidade e da legalidade. Refere que será algo didático, pois de qualquer forma o cidadão terá um retorno.

Qual é o objetivo principal dessa ideia?


Acredito que o objetivo principal dessa ideia seja aproximar os cidadãos belo-horizontinos com a política nos assuntos de relevância para a cidade. Em diversas entrevistas Gabriel disse que o vereador é um representante dos seus eleitores, e por isso ele deseja que o aplicativo facilite a vida dos eleitores para contribuírem com suas decisões na Câmara.

Você sabe informar se a ideia será/foi implantada em benefício de qual dessas localidades prioritariamente?

Foi implantado inicialmente em Belo Horizonte.
Outros vereadores em localidades diferentes já estão utilizando.

Você sabe dizer que tipo de recursos esse projeto propõe utilizar ou já utilizou:


Acredito que privado. Caso o Gabriel se interesse ele pode explicar melhor como funciona ao responder o questionário como autor.

Qual o tema da ideia?

Educação

O que você acha essencial para que essa ideia torne-se realidade? Ou caso a ideia já seja uma realidade, o que foi essencial para a implantação?


No meu ponto de vista, como alguém que está de fora e não conhece as particularidades do projeto, acredito que a perseverança do Gabriel, associado a prática recorrente de testes e testes fez o aplicativo sair de ideia, para uma ótima realidade que tende a se difundir pelo Brasil cada vez mais.

Você sabe quem foram ou serão os beneficiados?


Os eleitores do vereador são os principais beneficiários visto que eles conhecem o aplicativo e irão opinar e enviar problemas. Porém o aplicativo não foi feito apenas para os eleitores, e sim para toda a população de Belo Horizonte. Qualquer cidadão de Belo Horizonte pode fazer o cadastro no App. 

Quantas pessoas em média você imagina que podem se beneficiar dessa ideia ou quantas pessoas já foram beneficiadas?


Mais de 5.000 já foram beneficiados eu acredito, visto que o número de cadastro é superior a esse pelo que vi em recente divulgação..

Quais os benefícios dessa ideia para essa população?


Os benefícios são vários para a população, visto que os cidadãos podem contribuir com a própria opinião durante a formação das leis. Muitas vezes pouco valorizamos as leis do nosso país e da nossa cidade, e só vamos entender o tão importante a formação das leis é quando uma prática do nosso dia a dia pode ser interferida pela legislação que foi feita. Por isso, saber o que o legislador está fazendo e como está votando é fundamental para a nossa vida. 

Quais as maiores dificuldades para implantação desse projeto?


Eu não sou o autor do projeto e tampouco colaborador, mas entendo um pouco de tecnologia e venho acompanhando o Gabriel Azevedo nas redes sociais. Acredito que a maior dificuldade é alinhar desejo de fazer um ótimo aplicativo com as dificuldades habituais de fazer um aplicativo como esse, que exige muita dedicação da equipe, testes recorrentes para verificar a funcionalidade e usabilidade. Lembrando que o aplicativo foi lançado durante a vigência do mandato, e as atualizações são em vigência do mandato, e isso incorre em problemas técnicos muitas vezes não imaginados.

Como vencer ou como foram vencidas essas dificuldades?


Se ocorreram de fato tais dificuldades e imagino que sim, acredito que a paciência e a forma como acredita na ideia e no projeto fizeram a diferença nesse processo.

Você tem alguma sugestão para diminuir essas dificuldades? Quais?


Manter o desejo e a paciência que ele vem apresentado.

Você tem alguma sugestão para melhorar ainda mais essa ideia? Diga-nos quais, caso tenha.


Não sei a estatística de pessoas que opinam nas votações pelo aplicativo, e como acho essa ideia muito rica e educativa, gostaria de sugerir ao Gabriel para ele postar não apenas no aplicativo dele as votações, mas nas redes sociais Facebook e Instagram discussões prévias e porque tomar essa ou aquela opinião. No aplicativo já possui essa funcionalidade, que achei bem interessante. Porém, em termos educativos e para promover ainda mais essa ideia, sugiro que faça o mesmo nas redes sociais, gerando um alcance maior de determinado assunto.

Existe um projeto semelhante em outros locais? Se sim, conte-nos onde e como é feito.


Eu não conheço. Caso alguém conheça, diga nos comentários.

Você tem um arquivo em pdf ou word com informações mais completas sobre a ideia?

Não

Você tem um vídeo explicativo sobre o projeto? Se sim, insira a URL do vídeo abaixo.


Entre vários vídeos publicados e já expostos na rede social do Gabriel Azevedo, segue um dos links do App Meu Vereador. 

Vídeo Informativo do Aplicativo Meu Vereador 2.0

Você tem um site ou página do facebook sobre a ideia e deseja divulgá-la? Se sim, insira abaixo.


Link para baixar App Meu Vereador no Google Play


Link para baixar App Meu Vereador na App Store

Você tem uma logomarca ou uma imagem que represente a ideia?














Imagem Retirada do App Meu Vereador

Houve algum tipo de corrupção ou denúncia feito contra essa ideia? Se sim, explique o que aconteceu:


Não tenho nenhuma notícia.

Para você, em níveis de 1 a 5, sendo 1 uma política do mal, e 5 uma política que faz o bem a população, essa é uma Política do Bem?


5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui