Boa prática pública

0
107

O sexto projeto publicado nesse portal é a atuação do jovem vereador Luiz Paulo na cidade de Curvelo, interior de Minas Gerais. 

Luiz Paulo nasceu em 1988, é formado em Administração Pública e pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas.

Na último eleição municipal se candidatou pela primeira vez como vereador e se elegeu com 925 votos para o mandato 2017/2020.

Antes de falar um pouco mais sobre esse projeto, importante ressaltar que o nome “Políticas do Bem” não necessariamente significa um projeto feito por políticos ou de iniciativa pública. O termo política utilizado nesse site trata-se de algo que proporciona o bem comum, sendo de origem privada ou pública, no entanto não iremos aceitar publicações que façam campanhas partidárias, mas nada impede que um vereador, prefeito, deputado, senador, governador ou presidente tenha seu projeto publicado aqui, desde que realmente seja visto pela equipe como algo benéfico a população em geral.

Além disso, as publicações são feitas a partir de bons projetos que nós visualizamos em bairros, cidades, estados ou país, ou que outros cidadãos brasileiros visualizem e desejam compartilhar.

Não é necessário que você seja o autor do projeto. Basta que você saiba de um bom projeto sendo feito próximo a você, tenha uma admiração pelo projeto, e tenha interesse em compartilhar maiores informações sobre ele. Assim outras pessoas vão conhecer o projeto, aprender com a ideia e quem sabe, replicá-la. 

Quem sabe ao falarmos sobre essa boa prática pública nessa plataforma, um cidadão de outra região que tenha feito algo semelhante possa contribuir com ideias e sugestões. Ou um cidadão próximo ao local possa participar dessa atividade.

Caso tenha interessa em compartilhar um projeto, clique aqui e responda o questionário.

Abaixo segue maiores informações sobre a boa prática pública do Vereador Luiz Paulo:

Devido ao desconhecimento de muitos cidadãos, poucos sabem que vereadores tem como uma das principais funções fiscalizar o poder executivo, ou seja, fiscalizar o prefeito e os serviços da prefeitura durante aquele mandato.

Muitos vezes os legisladores (vereadores, deputados estaduais ou federais, senadores) são eleitos pelo povo com a falsa promessa de que irá executar esse ou aquele serviço, porém muitos cidadãos não sabem que a execução do serviço não está nas mãos desses legisladores, e sim na de prefeitos, governadores e presidentes.

Apesar disso, o cargo de vereador tem extrema importância no seu município, e acompanhar a política de sua cidade, acompanhar o vereador em quem você votou pode fazer diferenças importantes no seu a dia a dia, enquanto cidadão.

Exatamente em virtude da importância dos vereadores no território municipal, iremos acompanhar de perto a atuação de pessoas públicas que se elegeram na última eleição municipal e estão exercendo um mandato de acordo com princípios e valores de um ser humano honesto, integro e incentivador do bem comum, sem demagogias.

Sou conterrâneo desse grande cidadão Curvelo chamado Luiz Paulo Guimarães, e iremos iniciar o nosso artigo escrevendo sobre as principais políticas do bem realizadas pelo vereador no município de Curvelo.

Luiz Paulo iniciou o mandato em 2017 com a proposta de atuar como vereador em tempo integral no primeiro ano, entendendo a importância de conhecer o pleno funcionamento da política interna da câmara municipal.

No primeiro mês de mandato o vereador logo fez valer uma das principais funções do vereador: fiscalizar. Em Janeiro de 2017 ele fez um requerimento de audiência pública sobre a Copasa, visto diversos problemas que vinham acontecendo no município e pouco se debatia sobre isso. Após muito dialogo com vereadores, o vereador Luiz Paulo conseguiu coletar a assinatura de todos os vereadores, sendo instaurada a CPI da COPASA, e em Dezembro do mesmo ano obteve um relatório com mais de 5.000 páginas de documentos analisados. O relatório já foi entregue ao Ministério Público, e está aguardando o resultado. Pouco se valoriza sobre isso, mas este é um dos grandes exemplos e funções de um bom vereador: fiscalizar. Nas últimas décadas, exatamente por não fiscalizar adequadamente, vimos o Brasil e os municípios sendo entregues a pessoas que pouco se importavam em prestar conta a sociedade. O executivo prestar conta aos vereadores de forma legítima e verdadeira é um ato simples que exige muito respeito pela sociedade, o que poucos fazem.

Mantendo as boas práticas e políticas, o vereador tem se mostrado corajoso diante de grandes empresas e empresários, uma virtude fundamental para um bom político e um homem de seriedade.

Luiz Paulo tem recebido denúncias e não feito apenas “jogo de cintura” com tais denúncias. Ele recebe e se aprofunda no tema. Foi assim que aconteceu com a CPI da Copasa, e foi assim também com o transporte público de Curvelo. Diante de denúncias recebidas, Luiz Paulo solicitou diversas informações questionando a qualidade do serviço público oferecido no município de Curvelo.

Muitas vezes, nós, cidadãos comuns, costumamos reclamar com nossos colegas e amigos diante de algo, mas não temos coragem de ir em frente e fazer a queixa por escrito. E muitas vezes não vemos um vereador fazendo isso para representar a população, o que seria uma das funções principais do legislador. Com o Luiz Paulo, isso não está acontecendo. Ao receber uma denúncia, primeiro ele deseja entender melhor o que está acontecendo, e depois propõe audiência pública, respostas do denunciado diante da situação. Isso é fundamental para a transparência do município e para um posterior serviço de qualidade aos cidadãos.

Por falar em transparência, inacreditavelmente, em pleno século XXI, e ano de 2017, no plenário da Câmara dos Vereadores de Curvelo não podia usar o celular, o que dificultava e impedia uma transparência aos cidadãos do município, visto que o se discutia na câmara não poderia ser filmado ou gravado. Luiz Paulo logo atuou sobre o tema, e propôs rapidamente a autorização do uso do celular nas dependências da Câmara, melhorando a transparência dos vereadores eleitos com a população curvelana.

Novamente em busca de maior transparência do serviço público perante a sociedade, Luiz Paulo apresentou um projeto de resolução para obrigar a Câmara a postar nas redes sociais oficiais o inicio e termino de licitações. Garantindo mais informação, transparência, maior controle público, maior participação de empresas, preço menor, maior qualidade e possibilidade de mudanças se algo estiver errado ou estranho. Foi encaminhado também anteprojeto para a Prefeitura Municipal de Curvelo realizar a mesma ação.

O dia a dia do Luiz Paulo pode ser acompanhado em suas redes sociais na página do facebook: https://www.facebook.com/luizpguimaraes ou no seu site: https://www.luizpaulocurvelo.com.br/

Os textos informativos foram retirados de sua página do facebook e de sua página oficial.

Sei da dificuldade diária do vereador Luiz Paulo em lidar com as adversidades políticas, que muitas vezes envolve grupos políticos fortes e interesses distintos, mas o jovem vereador vem se destacando pela simplicidade de sua atuação, fazendo o básico da atuação do vereador, que infelizmente poucos no nosso país fazem: fiscalizar adequadamente e com coragem.

E exatamente por essa coragem, por essa atuação política conforme é preconizado, parabenizo o vereador Luiz Paulo pela sua atuação e que ele continue sendo exemplo para muitos jovens curvelanos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui